batou-village-dongguan-china

Batou Village em Dongguan – China

Um bairro ao estilo chinês.
Dongguan é uma cidade ao sul da China, distante 100 km de Hong Kong. Um lugar que se tornou conhecido para os brasileiros em função do boom do calçado no início da década de 90. Moro aqui há 5 anos e hoje trago um pedacinho dessa cidade que tem muito a ser explorada.

 

Olá, viajante!

 

Dongguan está situada na província de Guangdong. Fica entre as 20 cidades mais populosas do país, com estimados 8 milhões de habitantes residentes. Basicamente nasceu da imigração de chineses vindos de outras províncias e de estrangeiros, assim como euzinha aqui.

 

A cidade de Dongguan tem uma comunidade brasileira bem representativa. Embora os números não sejam oficiais, pois as fontes são irregulares e há disparidades nos números que encontramos, estima-se que em torno de 3 mil brasileiros vivem por aqui.

 

Batou Village é uma pequena parte dessa cidade, um bairro que cultiva a atmosfera da China antiga, daquela que estamos acostumados a ver em filmes e que muitas vezes somos surpreendidos ao chegarmos aqui e nos depararmos com o quão novos eles podem ser. Esse lugar é do tipo que, se você vier me visitar, será um dos primeiros que vou mostrar.

 

Ao se percorrer as diversas vielas em meio ao emaranhado de prédios construídos há décadas e mantidos pelos moradores locais, se é capaz de viajar um pouco mais na história.

Conservam-se os ecos do passado de tal forma que por vezes acreditamos ter os ouvido. É um lugar realmente incrível para se começar a visitar Dongguan.

batou-village-dongguan-china
Todas as pequenas e charmosas casas do bairro são bares ou restaurantes.
batou-village-dongguan-china
Essa é incrível. Uma atmosfera ímpar.
batou-village-dongguan-china
A vila é repleta dessas ruelas.

batou-village-dongguan-chinaAlém de levarmos fotos incríveis para casa, no Batou pode-se experimentar da verdadeira culinária chinesa. Há diversas opções, porém o que predomina é o que eles chamam de Huoguo. Na tentativa de uma tradução ou entendimento, seria algo como um founde chinês com os mais diversos ingredientes, predominando os vegetais e leguminosas.

 

Na área das bebidas, não é difícil encontrar marcas de cerveja variadas, por exemplo. Algumas já bem conhecidas, como Heineken, Stella, Budweiser e outras inúmeras mais. O problema nem é a variedade ou a qualidade da bebida. A grande questão é que o chinês bebe cerveja em temperatura ambiente. Quando a nossa solicitação é por uma bebida bem gelada, o máximo que se consegue é uma cerveja fresca. Acredite, você vai preferir isso do que a sugestão do garçom em adicionarmos algumas pedras de gelo ao nosso copo. Ora vejam só. Coisas que acontecem por aqui.

batou-village-dongguan-china
Esse é um dos meus lugares favoritos. Sempre que quero comer um bom huoguo esse é o lugar.

batou-village-dongguan-chinabatou-village-dongguan-chinabatou-village-dongguan-china

Para se visitar o Batou e curtir uma noite divertida, para quem é novo na área o ideal é que se venha acompanhado por algum amigo que já conheça o local e consiga se comunicar minimamente em mandarim, ou mesmo, convidar alguns chineses para jantar. Tenha certeza, isso é algo extremamente honroso para eles, dividir a mesa. Garanto que será uma daquelas experiências que levamos para a vida toda.

batou-village-dongguan-china
O lugar é cheio de luzes. Os chineses as usam o ano todo enquanto que nós as guardamos para os festejos de natal. (risos)

batou-village-dongguan-china batou-village-dongguan-china batou-village-dongguan-china

Leia também:

Experimente Porto de Galinhas – por Andréia Colombo

Como Solicitar o Visto Americano de Turismo em 2018 – por Andréia Colombo

Até a próxima trip!

Angélica Colombo – Jornalista e apaixonada pelo mundo
Publicado em 19 de abril de 2018.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *