visto americao de turismo

Como solicitar o visto americano de turismo em 2018

Um apanhado de informações que reuni para ajudar você com as possíveis dúvidas sobre o visto americano de turismo para brasileiros.

 

Olá, viajante.

 

Hoje trago uma informação a mais além das histórias de minhas aventuras mundo afora. Quero falar um pouco sobre solicitação de visto americano em 2018 para não-imigrante brasileiro na categoria turismo (B-2). Existem uma série de tipos de vistos que podem ser solicitados e cada um deles tem suas particularidades e regras. É importante destacar que até mesmo para fazermos escala em aeroportos norte americanos, precisaremos desse documento.

 

O planejamento sempre é uma parte importante de qualquer coisa na vida e não é diferente para solicitação de visto. Peça com antecedência em relação a sua viagem. Isso pode poupar dores de cabeça. Compre as passagens apenas quando tiver o passaporte com o visto emitido em mãos!

 

Para nós brasileiros é exigido que tenhamos o visto B-2 válido para que possamos turistar em terras gringas. O que fazer? As solicitações abaixo incluem também crianças e bebês listados no passaporte dos pais. Segue um passo a passo:

  • Preencher todos os campos do Formulário online DS-160
  • Pagar a taxa de solicitação de visto (160 USD);
  • Para nós viajantes brasileiros, é necessário que o passaporte esteja válido durante o período de permanência. Se o passaporte estiver danificado, o melhor a fazer é tirar um novinho em folha antes de solicitar o visto para evitar qualquer atraso no processo;
  • Fornecer uma foto de acordo com as especificações do Departamento de EUA.

 

Vale lembrar: a aprovação ou negativa quanto a concessão do visto de entrada será baseada na entrevista e nas informações prestadas verbalmente. Porém, ainda pode ser solicitado:

  • Comprovação de recursos suficientes para cobrir as despesas relativas a viagem e estadia nos Estados Unidos.
  • Comprovante e prova de residência no Brasil. Isso pode ser estabelecido através de família, trabalho, propriedades e outros laços ou compromissos suficientes para forçar-nos a voltar para esse nosso Brasil varonil no final de nossa viagem.

 

Como solicitar

  • Preencha o Formulário DS-160 online.
  • Selecione a cidade onde quer comparecer pessoalmente para a entrevista.
  • Ao completar o formulário, imprima a página de confirmação.

Uma dica aqui: Tenha em mãos seu passaporte, informação sobre vistos anteriores que tenha obtido para os Estados Unidos, se for o caso, e quaisquer outros documentos relevantes para a viagem que planeja fazer aos EUA. Você vai precisar dessas informações ao preencher o formulário.

Ah… e cuidado com os requisitos para a foto. Segue aí mais uma lista:

  • Ter sido tirada nos últimos seis meses;
  • Ter 5cm x 5cm, com a cabeça centralizada no espaço. A cabeça (medida do topo do cabelo até embaixo do queixo) deve medir de 2,5cm a 3,5cm com a linha dos olhos entre 2,8cm e 3,5 cm do limite inferior da foto. As fotos podem conter uma margem branca pequena (de cerca de 0,5cm);
  • Ser colorida com fundo branco ou cinza claro. Fotos com fundo poluído, estampado ou escuro não serão aceitas;
  • Não ser montada em moldura, com o rosto inteiro ocupando cerca de 50% da área da fotografia. Em geral a cabeça do solicitante, incluindo o rosto e o cabelo, devem ser mostrados do alto da cabeça até abaixo do queixo e das linhas do cabelo lado a lado. É preferível que as orelhas estejam visíveis.

 

Outro detalhe que o consulado americano trás como cuidado referente às fotos é que coberturas de cabeça como chapéus ou lenços só serão aceitos por motivos religiosos e, mesmo assim, não podem cobrir nenhuma parte do rosto do solicitante. Se você precisa saber mais sobre esses detalhes clica aqui que você irá para a página de Requisitos de Fotos Digitais (em inglês).

Onde solicitar o visto

Faça o seu agendamento. Normalmente os solicitantes devem fazer dois agendamentos: um no Centro de Atendimento ao Solicitante de Vistos (CASV) e outro no Consulado ou Embaixada.

  • Acesse o site de agendamentoou ligue para o Call Center usando um dos números locais.
  • Crie uma conta usando o número da página de confirmação do seu DS-160.
  • Selecione o local onde deseja receber seu passaporte com o visto.
  • Pague a taxa do visto (MRV). Ela pode ser paga com cartão de crédito através da internet ou por telefone. Os solicitantes também podem pagar a taxa de visto através de boleto bancário. Porém, lembre-se: Se a taxa for paga por boleto bancário você precisará aguardar a confirmação do pagamento antes para que o agendamento possa ser efetuado.
  • Agende sua visita ao CASV e sua entrevista no Consulado. Os agendamentos podem ser efetuados online através do site, do Call Center ou Skype.
  • Obs: Em Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre, dependendo da disponibilidade de vagas, é possível fazer os agendamentos para o CASV e Embaixada/Consulado no mesmo dia.
  • Apesar de ter que comparecer ao CASV primeiro, você será solicitado que escolha primeiro uma data para o consulado e depois para o CASV. Nao se preocupe. Esta é apenas uma requisição do sistema para liberar os agendamentos.

 

A entrevista

Compareça à entrevista na Embaixada ou Consulado. Você deverá portar:

  • Passaporte válido;
  • Qualquer outro passaporte antigo com visto;
  • Qualquer documento que ache necessário para a sua entrevista.

Notinha básica: Os solicitantes entre 14 e 79 anos de idade precisam comparecer pessoalmente à Embaixada ou Consulado diante de um oficial consular. Os solicitantes com até 13 anos ou acima de 80 anos podem ser aptos a submeter sua documentação através de um representante.

Para ver casos especiais sobre a entrevista, clique aqui.

 

A maioria dos solicitantes receberá os vistos em até dez dias úteis. Porém, algumas solicitações podem custar um tempo maior de avaliação. Para checar o status da sua solicitação acesse página de status de visto do Departamento de Estado (em inglês).

 

Para informações sobre entrega de passaportes, você pode acessar a página de Serviços de Entrega da Documentação de Visto. Detalhes sobre sua solicitação estarão disponíveis em cinco dias após sua entrevista na Embaixada ou Consulado.

Os passaportes serão devolvidos aos solicitantes de acordo com a opção de entrega selecionada no momento em que preencheram a solicitação de visto no sistema de agendamento. Então, fique atento na hora de preencher essa parte.

 

Lembro que a Sulmix pode ajudar você com todos esses trâmites e facilitar esse passo a passo burocrático se assim você desejar. temos bons despachantes que fazem esse tipo de processo com muito mais facilidade do que nós. Você só terá o trabalho de preencher o formulário e o restante é com a gente. Só chamar!

*Imagens meramente ilustrativas.
Leia também:

O dia em que conheci Seul – Coréia do Sul – por Angélica Colombo

Experimente Porto de Galinhas – por Andréia Colombo

 

A gente se vê na estrada!

Andréia Colombo – agente de viagens e apaixonada pelo mundo.

Publicado em 03 de abril de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *